Hoje os tempos estão muito complexos mas poucos se apercebem disso, poucos se dão conta disso.
Vivemos um momento de muita informação, mas tudo muito rápido e raso, tudo fácil e descartável. É assustador como as pessoas se contentam com uma explicação simples para um problema complexo.
Sempre que me deparo com uma pessoa falando em uma rede social (e sim a fala permite ser convincente, mesmo sem ser assertivo) eu questiono o que ela diz, seja um jornalista, historiador, professor, influencer ou autoridade. Se a explicação apresentada sobre um problema grande e complexo, for simples, rasa ou parece de fácil solução, é sempre bom desconfiar, pesquisar, há uma grande chance de ser fake news, ou de ser uma opinião de alguém querendo ampliar sua influência, conquistar seguidores, ser visto. Principalmente em vídeos e podcasts.
Existem muitos podcasts interessantes, existem muitos pensadores modernos extremamente lúcidos que valem a pena ver, ler e ouvir. Mas retomo a importância da reflexão. Se o que a pessoa está dizendo é conforme o teu pensamento, a tendência é nos acomodarmos nessa informação, mas na verdade, aí pode morar o perigo da manipulação também. Então não posso seguir aqueles que falam o que eu concordo? na verdade você faz o que quiser da sua vida, mas aconselho, driblar as redes, driblar as bigtechs, pesquise coisas aleatórias e contraditórias, para que você possa receber pontos de vista diferentes do seu e entre si.
É só minha percepção, mas pode ser que também faça sentido para você, ou que faça você se convencer do contrário.
Mais do que nunca, conversar é preciso. Refletir é viver, viver é não se prender ao que “todo mundo” tem como consenso.
Faz sentido para você? você costuma refletir sobre o que recebe “gratuitamente” nas redes?
Comentários
Postar um comentário