Pular para o conteúdo principal

Voltando "ao normal"?

Poucos na quarentena, ou no tão conhecido isolamento social imposto pela pandemia, realmente ficaram isolados. Sem sair, sem fazer o que sempre fizeram... mas os que fizeram, tiveram uma grande oportunidade, de reflexão, de rever, repensar tudo a sua volta.

Sempre envolvidos com o mercado global, às vezes esquecemos de olhar para dentro de nós e para as questões da nossa tão querida terra. Para mim, esse tempo, embora eu não tenha parado de trabalhar, pois tenho meu escritório na minha casa há muitos anos, o silêncio dos eventos sociais, as reuniões de família, os compromissos externos, as frequentes saídas para compras, favoreceram a reflexão e o silêncio.


Inicialmente ficamos apreensivos, depois estressados, muitas vezes indignados que somente poucos cumpriam o distanciamento, que havia um inimigo que não conseguimos ver, que a ciência estava sendo ignorada... 


Agora tudo voltando “ao normal”, depois de muitas famílias perderem pessoas queridas, negócios falidos, crianças dependentes de infindáveis horas de internet (sem querer ver o sol), achei estranho voltar ao normal… Meu normal mudou tanto… 


Muitas pessoas querem que seja como antes, mas eu estou na turma dos que querem que seja diferente. Não costumava me encaixar no antes. Mas não vejo mudança considerável à vista. Talvez eu queira que mude o mundo sem eu ter que fazer tanto esforço. 


O meio ambiente é o que mais precisa de cuidados. Certamente o meu hábito de fazer compostagem, separar lixo e consumir orgânicos já não são o bastante para uma verdadeira mudança. Sempre achei que se cada um fizesse a sua parte, na sua casa, na sua vida, já seria suficiente. Hoje sei que não é. Mas como fazer mais ou ampliar a atuação, quando vemos que poucos parecem se importar com o problema do aquecimento global, das queimadas da amazônia, da desigualdade social, da questão da terra (distribuição digna), dos agrotóxicos, ou até mesmo da redução do seu próprio lixo?


Bem, eu sei, vai dar tudo certo. As coisas vão melhorar, os humanos vão conseguir ser mais humanos… Existem muitos como nós, eu e você, pensando, se perguntando, fazendo alguma coisa. 


Uma hora dessas nosso planeta vai se tornar importante, afinal, se não for feito nada, a humanidade desaparecerá, alguns animais também, algumas plantas, mas Gaia continuará aqui. Pode levar algum tempo para se reorganizar, se limpar, se equilibrar, mas ela consegue, sem a nossa ajuda, ela consegue!


Nossa querida Terra não precisa de nós, somos nós que precisamos dela.


#terra #gaia #póspandemia #meioambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mingau - inspirado na Ayurvedica

Estou sempre a procura de receitas de alimentos saudáveis e saborosos. E nessa andança entre muitas opções muito difíceis, caras e raras da alimentação ayurvedica, achei um mingau de aveia bem interessante. Fiz ao longo de muitos dias frios e era muito bom mesmo. Porém conectada nas redes da vida, vi no instagram uma foto de um mingau que levava maçã. Foi aí que modifiquei um pouco a receita original e incluí essa fruta que é muito deliciosa, e outras coisinhas mais... - Corte uma maçã em pedacinhos (pode deixar a casca), coloque com uma xícara de água em uma panela para começar ferver. Acrescente uma pitada de sal e de canela. - em uma tigela coloque 2/3 de xícara de aveia em flocos, 1/3 de xícara de uva passa, sementinhas de cardamomo e um pouco de gengibre ralado (uma pitada mesmo) e 1 xícara de água. - depois de ferver por 1 ou dois minutos a maçã, acrescente o conteúdo da tigela e misture até fever, tampe e deixe cozinhar mais um minuto ou o quanto baste para engrossar.

O que desejo expressar ao mundo?

Pensando nisso, abre uma percepção de que vivemos uma época que todos estamos conectados e com direito de expressar suas verdades, vontades e ideias. Isso é algo fantástico, a se pensar que alguns anos atrás somente as pessoas ditas letradas e com acesso a veículos de circulação como jornais, revistas ou mesmo livros podiam transmitir para um numero maior de pessoas seus pensamentos e ponto de vista.  E nessa profusão de informações que circula diariamente, as vezes encontramos informações e textos que são verdadeiros achados, tesouros que nos trazem reflexões importantes, e também informações relevantes que a grande mídia, geralmente não tem interesse em publicar. Mas ao mesmo tempo cresceram as falsa informações, as inverdades e manifestações onde a ética e o respeito não fazem parte do conteúdo publicado. Nesse ínterim, cabe a nós leitores, independente do veículo de comunicação, separar o joio do trigo.  Sendo assim, aquilo que seria uma benesse para o mundo, as informações sendo

Começando...

Escrever é uma forma de dividir. Sou apaixonada por uma infinidade de coisas, tenho uma vivência bem bacana (é o que sinto) como mãe e este ano decidi, publicar as minhas experiências para que, de alguma forma, possa ser útil para quem procura. Em tempos de Google como extensão do cérebro, todos procuram informação na rede, antes de procurar em outro lugar. Os meus livros são uma busca constante de informação, mas o google é tão acessível, tão rápido, tão tentador, que nem pensamos duas vezes. Surgiu uma dúvida, vamos pro Google. Refletindo sobre isso que comecei este projeto. Queria um espaço para dividir com outras pessoas que pensam como eu, que pesquisam as mesmas coisas, as minhas vivências. Ao meu redor, fisicamente, vejo poucas pessoas buscando as mesmas coisas que eu. Sei que o universo sempre nos coloca no caminho aqueles que estão na mesma frequência, na mesma sintonia, mas como não tenho um grupo tão grande no meu círculo real de pessoas, acabo que tenho poucos com quem